domingo, 29 de julho de 2012

SAMAMBAIA DF . UM AMOR DE CIDADE

A CIDADE DE SAMAMBAIA COMEÇOU A NASCER EM 1985 E FOI INAUGURADA OFICIALMENTE NO DIA 25 DE OUTUBRO DE 1989 E DE LÁ PRA CA ELA NUNCA MAIS PAROU DE CRESCER. ELA ESTA DIVIDIDA EM SAMAMBAIA SUL E SAMAMBAIA NORTE COM AS QUADRAS 200,600 E 400 PARES E IMPARES NA NORTE E TAMBEM 100,300 E 500 NA PARTE SUL ALEM DO SETOR DE MANSÕES SMSE TAMBEM NA SAMAMBAIA SUL. COMO QUALQUER OUTRA CIDADE SAMAMBAIA TEM SEUS PROBLEMAS MAS TAMBEM TEM SUAS QUALIDADES QUE SÃO MUITAS . SAMAMBAIA É VIZINHA DE TAGUATINGA, CEILANDIA E DE SANTO ANTONIO DO DESCOBERTO DE GOIAS  NO ENTORNO DO DISTRITO FEDERAL. SAMAMBAIA TEM UMA POPULAÇÃO MUITO GRANDE E VAI CRESCER AINDA MUITO MAIS. É UMA CIDADE LINDA,ORGANIZADA COM GENTE TRABALHADORA E HONESTA. SAMAMBAIA É A MELHOR CIDADE DO MUNDO É UM AMOR DE CIDADE  

sexta-feira, 27 de julho de 2012

VERDADES SOBRE O MELHOR AUTOMÓVEL DO MUNDO

É RESISTENTE,VERSÁTIL,ECONOMICO,TEM UM PREÇO BAIXO DE COMPRA E UM ALTO VALOR DE REVENDA,É BONITO,TEM CONFORTO NECESSÁRIO PARA 4 PESSOAS QUE FICAM MUITO BEM ACOMODADAS , NÃO DÁ OFICINA ,TEM CARISMA , É FAMOSO , TEM HISTÓRIA E É VALIOSO. TEM FORÇA PRA SUBIR ALTURAS DE ATÉ 30 POR CENTO DE ELEVAÇÃO, NÃO ATOLA É UM JIPE EM FORMA DE BESOURO . ASSIM O FUSCA CONQUISTOU O MUNDO E SE TORNOU O CARRO MAIS FABRICADO DO MUNDO E O MELHOR DE TODOS. A FOTO ACIMA É EM COMEMORAÇÃO DO PRIMEIROS MILHÕES DOS QUASE 30 MILHÕES DE BESOUROS FABRICADOS ATÉ OS DIAS ATUAIS 

quarta-feira, 25 de julho de 2012

VOLKSWAGEN TYPE 3

A FAMILIA TYPE 3 FOI LANÇADA NA DÉCADA DE 60 E É COMPOSTA POR O FASTBACK , NOTCHBACK E SQUAREBACK    QUE DERAM ORIGEM AOS NOSSOS TL ,ZÉ DO CAIXÃO E VARIANT. FOI UMA TENTATIVA DA VOLKSWAGEN DE SUBSTITUIR O FUSCA NA ALEMANHA POREM AS VENDAS DO FUSCA QUE POR LÁ TEM NOME DE KAFER ESTAVAM MUITO EM ALTA , O BESOURO FAZIA UM SUCESSO ENORME NA EUROPA E POR ISSO ELES FICARAM APENAS COMO APENAS MAIS UMA OPÇÃO DE COMPRA,ASSIM COMO NO BRASIL. OS TYPE  3 SÃO MUITO CONFORTAVEIS E POTENTES. DURANTE O PERIODO EM QUE FORAM FABRICADOS FORAM OFERECIDOS COM MOTORES 1.5 E 1.6 A FAMILIA TYPE 3 TAMBEM FOI EXPORTADA PARA ALGUNS PAISES COMO ESTADOS UNIDOS, ARGENTINA E ETC. ALGUMAS POUQUISSIMAS UNIDADES DESSES VW EUROPEUS VIERAM PARAR NO BRASIL.

sábado, 21 de julho de 2012

VERDADES SOBRE O FUSCA

Fusca não anda desfila!
Fusca não estaciona fica em exposição!
Fusca não bate pega prova que anda muito!
Fusca não é carro do ano é do século!
Fusca não é bonito tem charme e estilo próprio!

RELANÇAMENTO DO FUSCA EM 1993


FUSCA AUTOMÁTICO

Pouca gente já ouviu falar mas, no inicio da década de 1970, a Volkswagen produziu uma serie de Fuscas com cambio automático. Os carros eram voltados para o mercado norte-americano onde as vendas do Beetle se encontravam no auge.
Na realidade, os Fuscas automáticos não tinham uma caixa de cambio como as de outros carros do tipo. Os engenheiros da Volkswagen usaram de muita criatividade para atingir um desempenho semelhante ao dos carros equipados com transmissões automáticas tradicionais.

Produzidos na Alemanha, os Fuscas com dois pedais nunca chegaram a ameaçar as vendas do modelo tradicional. No Brasil, onde na época as importações eram restritas, entraram pouquíssimos exemplares.

sexta-feira, 20 de julho de 2012

VOLKSWAGEN GOL ATLANTA

 O ATLANTA FOI UMA SÉRIE ESPECIAL DO GOL LANÇADA EM 1996 EM HOMENAGEM AOS JOGOS OLIMPICOS DE ATLANTA QUE ACONTECEU NAQUELE ANO. ELE TEM MOTORES 1.6 E 1.8 E CALOTAS ESPECIAIS ALEM DO ADESIVO COM A INSCRIÇÃO ATLANTA EM VERMELHO E BRANCO COM A TOCHA . AS CORES ERAM VERMELHO , VINHO  E VERDE CLARA 

domingo, 15 de julho de 2012

RONDA ROUSEY

ELA É FAIXA PRETA NO JUDO E JA FOI CAMPEÃ NOS JOGOS PAN AMERICANOS NA CATEGORIA ATÉ 70KG HOJE ELA ESTÁ NO MMA E SEU ULTIMO COMBATE FOI CONTRA A MIESHA TATE FOI UM DUELO DE MUSAS E A GATA DA ROUSEY FOI A VITORIOSA . ELA É MUITO LINDA E PERIGOSA. A FOTO ABAIXO MOSTRA A ENCARADA DAS DUAS MUSAS NA PESAGEM ANTES DA LUTA. FOI SHOW.   

MAITE PERRONI A PERFEIÇÃO.

  
ELA FICOU CONHECIDA NO MUNDO INTEIRO GRAÇAS A NOVELA REBELDE NO MEXICO  E TAMBEM GRAÇAS AO GRUPO RBD Q SURGIU NA NOVELA.UM ROSTINHO MEIGO E LINDO,UM CORPO PERFEITO, UM SORRISO LINDO E ENCANTADOR. ASSIM PODEMOS DESCREVER MAITE PERRONI COM SEU JEITO ENCANTADOR E UMA VOZ DE ARREPIAR .PERFEITA 

AS PANTERAS VS AS ESPIÃS


IMAGINEM SE ESSES DOIS TRIOS RESOLVESSEM SE ENFRENTAR, SERIA UMA LUTA PERFEITA E EQUILIBRADA ENTRE ESSAS SEIS GATAS. COM CERTEZA SERIA A MELHOR LUTA DE TODOS OS TEMPOS. TODO MUNDO IRIA PARAR PRA VER ESSE COMBATE. TOMARA Q ISSO ACONTEÇA ALGUM DIA. 

sábado, 14 de julho de 2012

EVOLUÇÃO DO FUSCA

O FUSCA FOI LANÇADO EM 1938 E MANTEVE SEU CONCEITO ORIGINAL POR MAIS DE 70  ANOS ,FOI APENAS APERFEIÇOANDO AS SUAS QUALIDADES E CARACTERISTICAS, POR EXEMPLO: O PARAÇHOQUE MUDOU VARIAS VEZES ATÉ FICAR COM UMA LAMINA SÓ. O MOTOR FOI SENDO MELHORADO COM MAIS POTENCIA EM DIFERENTES OPÇÕES COMO 1.200,1.300,1.500,1.600 COM DUPLA E SIMPLES CARBURAÇÃO. ENFIM O FUSCA EVOLUIU E AS FOTOS ACIMA PODEM EXPLICAR MUITO BEM TUDO O QUE EU FALEI.

quinta-feira, 12 de julho de 2012

CATFIGHT

Catfight BR: Vídeos 817!:)

VOLKSWAGEN PÉ DE BOI

O VW PÉ DE BOI FOI LANÇADO EM 1965 E ERA BEM BASICO SEM CROMADOS SEM RADIO SOMENTE O NECESSÁRIO . ERA UM VW PARA CAMPO E VINHA EM CORES AZUL E BRANCO.O CARRO VINHA SOMENTE COM ALUMAR FERRAMENTAS E O MACACO FICAVA SOLTO NO BAGAGEIRO. ELE VENDEU POUQUISSIMAS UNIDADES E DIFERENTE DE ANTIGAMENTE HOJE DEVIDO ELE SER MUITO RARO É MUITO CARO. MAS ELE É UM CHARME SÓ

FUSCA COM TETO SOLAR

O FUSCA SEMPRE FOI UM CARRO OUSADO E EM 1965 CHEGAVA A VERSÃO COM TETO SOLAR INSPIRADA NOS FUSCAS EUROPEUS QUE FICOU CONHECIDA COMO CORNOWAGEN. SO QUE DIFERENTEMENTE DA EUROPA AQUI O MODELO TEVE VIDA CURTA E NÃO VENDEU MUITO E MUITOS DONOS QUE ADIQUIRIRAM MANDARAM FECHAR O TETO . HOJE ESSES BESOROS COM TETO SOLAR SÃO RARISSIMOS E TEM PREÇO MUITO ELEVADO. 

quarta-feira, 11 de julho de 2012

UM SEDAN DE VERDADE

AI ESTÁ O MELHOR SEDAN DE LUXO DE TODOS OS TEMPOS. O SANTANA TEM TODO O CONFORTO ,POTENCIA, TECNOLOGIA,LUXO,DESENPENHO,ECONOMIA,CLASSE E VERSATILIDADE. SE VC PROCURA UM SEDAN DE LUXO PERFEITO, O SANTANA É A SUA SOLUÇÃO,MESMO FORA DE LINHA ELE É INSUPERAVEL EM TODOS OS QUESITOS SEJA ELE 1.8 OU 2.000 , DE QUALQUER ANO OU VERSÃO.

FUSCA´S


terça-feira, 10 de julho de 2012

SABIÁ


LUIZ GONZAGA - O REI DO FORRÓ


PINTO DO ACORDEON- PROJETO DIVINO


SIVUCA- NILOPOLITANO

UM GRANDE E ETERNO SANFONEIRO INTERPRETANDO UM SUCESSO DE DOMINGUINHOS  

CARUARU A CAPITAL DO FORRÓ

MUSICA DO TRIO NORDESTINO INTERPRETADA POR JORGE DE ALTINHO 

VOLKSWAGEN QUADRADOS

GOL, VOYAGE, PARATI, SAVEIRO, SANTANA, QUANTUM E PASSAT , QUASE TODOS ESSES AUTOMÓVEIS SURGIRAM NA DÉCADA DE 80 E ALEM DE TODOS SEREM VOLKSWAGEN ELESTEM UMA COISA EM COMUM: NA PRIMEIRA GERAÇÃO TODOS FORAM QUADRADOS. VEJA SÓ : O PASSAT FOI O PRIMEIRO VW QUADRADO E REFRIGERADO A AGUA  , ELE FOI LANÇADO EM 74 , E NÃO DEMOROU MUITO PARA A CHEGADA DO GOL NA DÉCADA DE 80[FOI QUADRADO ATÉ 1995] E DEPOIS VIERAM VOYAGE, PARATI , SAVEIRO, SANTANA E QUANTUM [ESSES ULTIMOS FORAM OS PRIMEIROS SEDAN E SW DE LUXO] . O PASSAT FOI FABRICADO ATÉ 88 R NA DÉCADA DE 90 VOLTOU COMO SEDAN, O SANTANA QUADRADO FOI FABRICADO DE 1984 A 1991 NO BRASIL, E O CURIOSO É QUE LA NA CHINA ELES AINDA FABRICAM O SANTANA QUADRADO

segunda-feira, 9 de julho de 2012

DEJINHA DE MONTEIRO


NOVINHO DA PARAIBA O TEU AMOR É OURO


FLAVIO JOSÉ COMO VAI VOCE


NOVINHO DA PARAIBA. NÃO DIGA ADEUS


HOODRIDE

PARECE QUE ELE É UM CARRO ABNDONADO MAS SÓ PARECE , POIS ELE É UM LOBO EM PELE DE CORDEIRO POIS APESAR DA APARENCIA DESSE FUSCÃO ESTÁ BEM ACABADA , O MOTOR E O INTERIOR ESTÃO EM PERFEITO ESTADO. MAS REPARE EM UM DETALHE : ELE ESTÁ REBAIXADO E COM UMA SUPER RODA FUCHS . POIS É AS APARENCIAS ENGANAM PORTANTO SE ALGUM DIA VC PASSAR POR UM DELES NÃO TIRE CONCLUSÕES PRECIPITADAS É SÓ OLHAR ATENTAMENTE. ESSA MODA SURGIU NOS ANOS 50 NOS EUA E FICOU MUITO BEM NOS VOLKSWAGEN REFRIGERADOS AR NO MUNDO INTEIRO . 

domingo, 8 de julho de 2012

GOL GTI DA PAU EM FITINHO


OS FUSCAS ANDAM EM BANDO

HOJE DIA 08/07/2012 EU COMPROVEI UMA VERDADE: OS FUSCAS REALMENTE ANDAM EM BANDO PORQUE SÓ HOJE EM SANTO ANTONIO DO DESCOBERTO EM GOIAS EU VI  20 FUSCAS PASSANDO NA MESMA RUA E MAIS UM MONTE NO RESTO DA CIDADE. DE VARIAS CORES E DE ANOS DIFERENTES, ESSE CARRO DEVE TER VIDA E GOSTA DE ANDAR EM BANDO JA QUE FORAM FABRICADAS 3,3 MILHÕES DE UNIDADES NO BRASIL .  

sábado, 7 de julho de 2012

FUSCA SÉRIE OURO

EM 1996 A VOLKSWAGEN DO BRASIL DECIDIU APOSENTAR O FUSCA MAIS UMA VEZ ENTÃO ELA LANÇOU A SÉRIE OURO QUE MARCOU A DESPEDIDA DO BESOURO . ELE VINHA NAS CORES PRATA, AZUL E  VERMELHO E VINHA COM VARIOS DETALHES COMO LANTERNAS TRASEIRAS FUME PARACHOQUE COM LAMINA DE BORRACHA E NO INTERIOR ELE VINHA COM ACABAMENTO DO POINTER, VELOCIMETRO E CONTA GIROS COM FUNDO BRANCO, VOLANTE DO GOL E OUTROS DETALHES. ELE MARCOU A SEGUNDA DESPEDIDA DO BESOURO VOLTOU DOIS ANOS DEPOIS COMO BEETLE .  

FUSCA ULTIMA SÉRIE

EM 1986 A VOLKSWAGEN DO BRASIL DEVIDO A SUA MODERNIZAÇÃO NOS MODELOS E NA LINHA DE MONTAGEM DECIDIU APOSENTAR O VELHO BESOURO DE GUERRA POIS SEGUNDO A FABRICA O CARRO ERA MONTADO COM PROCEDIMENTOS MUITO ANTIGOS ENTÃO FOI FEITA UMA EDIÇÃO LIMITADA  CHAMADA ULTIMA SÉRIE  QUE VINHA COM FITA DE VIDEO COM TODAS AS PROPAGANDAS DO CARRO ATÉ ENTÃO , ADESIVO INTICANDO´´ FUSCA ULTIMA SÉRIE ´´ E OUTROS DETALHES ALEM DE VIR COM  O LOGOTIPO ESTAMPADO NA CARROCERIA. FORAM PRODUZIDAS 860 UNIDADES E UMA DELAS FOI PARAR NO AUTOMUSEUM DA VOLKSWAGEN EM WOLFSBURG [O DA FOTO] NA ALEMANHA. FOI FEITO UMA PROPAGANDA QUE DIZIA ´´ O MAIOR VALOR DE UMA EMPRESA NÃO ESTA SÓ NO QUE ELA FAZ MAS SIM NO QUE ELA DEIXA DE FAZER. ELE MARCOU A PRIMEIRA DESPEDIDA DO CARRO NO BRASIL .

FUSCA SERIE LOVE

O SÉRIE LOVE FOI LANÇADO EM 1984 EM COMEMORAÇÃO AOS 25 ANOS DA NACIONALIZAÇÃO DO FUSCA NO BRASIL. VINHA COM AR QUENTE RODAS DE BRASILIA , MOTOR 1.600 [1.6 ] E OUTROS ITENS ALEM DO LOGOTIPO NA CARROCERIA E ADESIVOS ´´ EU AMO O FUSCA´´  .  ELE SE TORNOU UMA VERDADEIRA JOIA E É MUITO COBIÇADO POR COLECIONADORES . 

FUSCA SÉRIE PRATA

O SÉRIE PRATA FOI LANÇADO EM 1980 NA COR CINZA-PRATA ATÉ NO PARACHOQUE QUE TEM  UMA LAMINA  DE BORRACHA  NO CENTRO. ,TEM  LANTERNAS MAIORES , INTERIOR COM ACABAMENTO UNICROMÁTICO CINZA, TAPETES INTEIRIÇOS   O VOLANTE  É ESPUMADO E OUTROS ITENS. É MUITO FACIL DE VOCE IDENTIFICAR UM SÉRIE PRATA POIS ELE TEM O LOGOTIPO PRATA NA CARROCERIA E NO VOLANTE.  

sexta-feira, 6 de julho de 2012

CHEVROLET KADETT

O CHEVROLET KADETT FOI LANÇADO EM 1989 NO BRASIL PARA SUBSTITUIR O MONZA HATCH , E FOI OUTRO GRANDE SUCESSO DE VENDAS ATRÁS APENAS DO FORD ESCORT E DO VOLKSWAGEN GOL , ELE VINHA NAS VERSÕES  EFI SL, SL/E , GLS GS E GSI E FOI UM DOS PRIMEIROS CARROS CONVERSIVEIS NO BRASIL E UM DOS ÚNICOS . ELE TEVE UMA RE-ESTILIZAÇÃO E TEM MOTORES 1.6 EFI E 2.0 MPFI [ESTE ÚLTIMO É O MESMO DO VECTRA ] . MAS INFELIZMENTE EM 1998 O KADETT SAIU DE LIMHA E NO SEU LUGAR  ENTROU O ASTRASSAURO LANÇADO EM 94 UMA VERDADEIRA CARROÇA COMPARADO AO GRANDIOSO KADETT . O KADETT TEM  UMA DERIVADA A IPANEMA QUE ERA UMA STATION WAGON DA MESMA CLASSE DA  VOLKSWAGEN PARATI QUE FEZ MUITO SUCESSO PRINCIPALMENTE COMO CARRO DE POLICIA E TAMBEM COMO RABECÃO TUDO POR CAUSA DO SEU AMPLO ESPAÇO NO PORTA MALAS . ELES FIZERAM MUITO SUCESSO E SE TORNARAM GRANDES ÍCONES  

quinta-feira, 5 de julho de 2012

HERBIE . UM FUSQUINHA MUITO LOUCO

O HERBIE É UM FUSQUINHA DE CORRIDA TOTALMENTE VIVO . ELE É MUITO ENGRAÇADO. ELE JA FEZ VARIOS FLIMES E SERIES COMO: SE MEU FUSCA FALASSE [FILME E SÉRIE], THE LOVE BUG , HERBIE MEU FUSCA TURBINADO E MUITOS OUTROS. O HERBIE JA VENCEU MUITAS CORRIDAS, JA SE PARTIU NO MEIO E GANHOU A CORRIDA, FEZ CARETA, JA FOI PRO FERRO VELHO E SAIU PARA SER SUCESSO OUTRA VEZ, ENFIM O HERBIE PASSOUI POR MUITAS AVENTURAS E SEMPRE MANTEVE SUAS LINHAS E SUA PINTURA ORIGINAL DE SEMPRE. ELE É UM CARRINHO ENGRAÇADO E EMOCIONANTE TAMBEM.  

quarta-feira, 4 de julho de 2012

VOLKSWAGEN SANTANA UM SUPER CARRO

PENSOU EM UM CARRO: CONFORTAVEL , POTENTE, ELEGANTE, TECNOLOGICO, LUXUOSO, INOVADOR , CLASSICO E ECONOMICO, PENSOU NO SANTANA . LANÇADO EM 1984 O SANTANA VEIO PARA SER O PRIMEIRO SEDAN DE LUXO DA VOLKSWAGEN E TAMBEM PARA SER O MELHOR SEDAN DE LUXO DO PAIS. SEUS MOTORES VARIAM ENTRE O 1.8 E 2.000 AP E A POTENCIA DE 103 A 127 CV DE POTENCIA. OSANTANA TEM UMA DERIVADA A QUANTUM QUE É UMA SW QUE FOI A PRIMEIRA COM QUATRO PORTAS NO BRASIL. O SANTANA FOI O PRIMEIRO AUTOMÓVEL BRASILEIRO A SER EQUIPADO COM FREIOS ABS . O SANTANA FOI FABRICADO ATÉ JUNHO DE 2006 QUANDO INFELIZMENTE SAIU DE LINHA. MAS ELE AINDA É E SEMPRE SERÁ REFERENCIA EM  LUXO , CONFORTO , TECNOLOGIA, POTENCIA E VERSATILIDADE. 

VANTAGENS DO FUSCA


O FUSCA SE DESTACOU NO MERCADO AUTOMOBILÍSTICO MUNDIAL DEVIDO AS SUAS FACILIDADES E QUALIDADES COMO A VERSATILIDADE , A ECONOMIA , A VANTAGEM DE NÃO DA MANUTENÇÃO, O FUSCA NUNCA FOI VISTO DE CAPO ABERTO PARA SER CONSERTADO E SIM QUANDO VAI AJUDAR OUTROS CARROS A ANDAR. O FUSCA É ECONOMICO FAZ ENTRE 10 E 14 KM/L OUTRA GRANDE QUALIDADE DESSE BESOURO É O FATO DELE SUBIR E DESCER SERRAS COM FACILIDADE E NÃO ATOLAR ISSO TUDO GRAÇAS A SUSPENSÃO POR FORTES BARRAS DE TORÇÃO, E TAMBEM GRAÇAS A TRAÇÃO TRASEIRA. OUTRO GRANDE PONTO DO FUSCA É O DAS FINANÇAS VEJA BEM: O FUSCA TEM UM ALTO VALOR DE REVENDA A PROVA DISSO É QUE VC PODE ENCONTRAR FUSCAS QUE VALEM MAIS DE 20 , 30 MIL RAIS OU ATÉ MAIS CARO VAI DEPENDER DO ESTADO DO CARRO. MAIS DE 90 POR CENTO DOS FUSCAS RODAM EM BOM ESTADO DE CONSERVAÇÃO. COM UM FUSCA VC NÃO FICA NA MÃO . O FUSCA É UM CARRO INCRIVEL

terça-feira, 3 de julho de 2012

A FEIRA DE CARUARU. LUIZ GONZAGA.

OUTRO GRANDE SUCESSO DO MESTRE LUA 

FORD CORCEL A MAQUINA TOTAL

EM 1969 A FORD LANÇAVA UM DOS MAIORES ÍCONES DA INDUSTRIA AUTOMOBILÍSTICA O FORD CORCEL QUE GEROU VARIOS DERIVADOS COMO O CORCEL BELINA , A PAMPA , O DEL REY E O  DEL REY SCALA. O FORD CORCEL TEVE VERSÕES L [LUXO], LDO [LUXUOSAS DECORAÇÕES OPCIONAIS ] GT E OUTRAS . DURANTE A DÉCADA DE 70 O CORCEL FOI SE ATUALIZANDO COM RE-ESTILIZAÇÕES , MAS EM 1977 O CORCEL GANHOU UMA NOVA GERAÇÃO FICANDO MUITO MODERNO COM LINHAS MAIS ESPORTIVAS COM A CARROCERIA NO ESTILO FASTBACK FAROIS QUADRADOS, NOVO INTERIOR E OUTRAS GRANDES NOVIDADES E ESSA NOVA GERAÇÃO GANHOU O NOME DE CORCEL 2 E FOI NESSA ÉPOCA QUE SURGIU A PICK-UP PAMPA. DESSA VEZ O CORCEL FICOU MUITO SEMELHANTE AO  VOLKSWAGEN PASSAT NACIONAL. OS ANOS 80 CHEGARAM E O CORCEL 2 VENDEU BEM ATÉ 1985 QUANDO AS VENDAS DESPENCARAM DEVIDO A FORD CONCORRENCIA COMO VOLKSWAGEN COM O PASSAT E A CHEVROLET COM O MONZA HATCH . NESSE ANO O CORCEL GANHOU UMA NOVA FRENTE E PEQUENOS DETALHES E EM 1986 O CORCEL SAIU DE LINHA E SÓ SOBROU O DEL REY QUE FOI FABRICADO ATÉ 91 JUNTO COM A BELINA E A SCALA E A PAMPA QUE FOI   FABRICADA ATÉ 1996. O CORCEL E SEUS DERIVADOS ENTRARAM PARA A HISTÓRIA E SE TORNARAM GRANDES LENDAS NO CENÁRIO AUTOMOBILÍSTICO  NACIONAL SE TORNANDO GRANDES ÍCONES 

segunda-feira, 2 de julho de 2012

O VERDADEIRO FORRÓ

O VERDADEIRO FORRÓ TEM SANFONA, ZABUMBA E TRIANGULO, SE NÃO TIVER NENHUM DESSES 3 INSTRUMENTOS NÃO É FORRÓ . O FORRÓ É UM RITMO MUSICAL MUITO BOM DE OUVIR E DE DANÇAR, XOTE, BAIÃO, PÉ DE SERRA , XAXADO , ARRASTA PÉ , TUDO ISSO É FORRÓ. LUIZ GONZAGA DO NASCIMENTO OU GONZAGÃO ESTE É O NOME DO MESTRE CRIADOR DESSA ARTE QUE TEM VARIOS SEGUIDORES COMO DOMINGUINHOS, FLAVIO JOSÉ , AMAZAN E ETC. FOI A PARTIR DO FORRÓ QUE SAIU O HINO DO NORDESTE : ASA BRANCA DO MESTRE LUIZ GONZAGA . 

FORD DEL REY QUESTÃO DE REQUINTE

O DEL REY FOI LANÇADO EM 1981 PARA SUBSTITUIR O GALAXIE [O GRADALHÃO.] E FOI INSPIRADO NO CORCEL 2. O FORD DEL REY  FEZ MUITO SUCESSO NO BRASIL E TINHA OPÇÕES DE 2 E 4 PORTAS E NAS VERSÕES TOPS VINHAM COM VIDROS ELETRICOS, TRAVAS ELETRICAS , CAMBIO AUTOMÁTICO E ETC. O DEL REY ORIGINOU UMA DERIVADA : A DEL REY SCALA QUE ERA UMA BELINA MAIS REQUINTADA . ESSE FORD FOI UM DOS CARROS DE LUXO MAIS VENDIDOS DO BRASIL.O FORD DEL REY TEVE UMA REESTILIZAÇÃO EM 1985 NA QUAL O DEL REY GANHOU UMA NOVA FRENTE E OUTROS DETALHES . EM 1987 INICIOU-SE A AUTOLATINA[UMA PARCERIA ENTRE A VOLKSWAGEN E A FORD ] E UM ANO DEPOIS O DEL REY GANHOU MOTOR 1.8 APQUE EQUIPAVA O SANTANA  E FICOU MAIS POTENTE . A PRODUÇÃO DO DEL REY DUROU ATÉ 1991 SENDO SUBSTITUIDO PELO FORD VERSAILLES. O DEL REY SE CONSOLIDOU NO BRASIL E SE TORNOU UM GRANDE ÍCONE 

FLAMENGO CAMPEÃO DE TUDO


domingo, 1 de julho de 2012

AUTOLATINA 1987-1996

 Em 1987 Volkswagen e Ford anunciaram um acordo que formaria um gigante teoricamente imbatível no mercado, a Autolatina. Integrando as fábricas e operações das duas empresas, a ideia era compartilhar os custos e potencializar os pontos fortes de cada uma, em uma experiência tentada também em Portugal com a AutoEuropa. A campanha da nova joint-venture foi deflagrada no dia 1 de julho daquele, começando com a comunicação interna das duas empresas, assim como placa nos edifícios-sedes, jornais, emissora de rádio e televisão.
Apesar de todo o processo ser cumprido em 1987, apenas em 1990 que as montadoras iniciam o funcionamento da empresa, que tinha 51% de suas ações controlados pela Volkswagen e 49% pela Ford.
As empresas se concentraram em comunicar os seguintes pontos:
  • A Autolatina seria uma empresa holding; a Volkswagen e a Ford manteriam identidade e individualidade das suas marcas;
  • Os distribuidores Volkswagen continuariam vendendo e assistindo produtos Volkswagen, da mesma forma que os da Ford em relação aos seus produtos;
  • Não se tratava de uma incorporação ou fusão das duas empresas, e sim de um acordo operacional com benefícios para ambas e para seus públicos.A estratégia de fusão teve relação com o momento que a indústria automobilística brasileira passava na segunda metade da década de 80, com retração de mercado interno e tímida participação das montadoras brasileiras no mercado internacional. A estratégia buscava também garantir a permanência das duas montadoras no mercado interno, aumentando suas taxas de lucro - tanto a Ford quanto a Volkswagen vinham de uma crise de vendas e espaço de mercado no início dos anos de 1980.
    No caso da Ford, parecia mesmo ser a saída para sua permanência no país. Antes da fusão, a Volkswagen controlava 34% do mercado interno brasileiro, já a Ford, mantinha uma fatia de 21%. Após a fusão, passaram a controlar juntas, 60% do mercado brasileiro e 30% do argentino.
    Em teoria, a fusão parecia uma saída ideal para as duas montadoras num mundo cada vez mais globalizado. Porém, o estabelecimento concreto da Autolatina enfrentou sérias dificuldades internas e externas em seus sete anos de existência. O primeiro e grande problema a ser enfrentado foi a falta de investimento das matrizes. Dado a concorrência entre a Ford e a Volkswagen, em âmbito mundial, havia a dificuldade da troca de conhecimento técnico, debilitando as colaborações locais. Outro problema foi a constante tensão entre a Autolatina e os sucessivos governos brasileiros com os quais, por motivos diferentes, ela se desentendeu, ora por causa do congelamento de preços, ora por conta da supervalorização da moeda.
    Outro problema acontecia com os revendedores, pois como não houve inter-relação processo/produto/mercado, as vendas eram feitas em separado pelas montadoras que, apesar da fusão, continuavam disputando o lançamento de carros novos no mercado, cada uma com sua marca de origem. No que diz respeito às altercações com o sindicato, tanto as plantas da Ford como as da Volkswagen sofreram paralisações no período.Durante o período de atividade da Autolatina, a VW ofereceu à Ford os motores AP-1600, AP-1800 e AP-2000 além da plataforma do sedã Santana, que originou os modelos Versalles e o Royale com identidade Ford. A Ford, em contrapartida, ofereceu à VW os motores AE-1000 (CHT) e AE 1600 (CHT), além da plataforma do Escort, que originou os modelos Apollo, Logus e Pointer com identidade Volkswagen.Com a Autolatina, as duas empresas passaram a ter operações conjuntas em diversos níveis, inclusive produtos compartilhados: a Volkswagen produzia os Ford Versailles e Ford Versailles Royale (derivados dos Volkswagen Santana e Volkswagen Santana Quantum) e a Ford produzia os Volkswagen Logus e Volkswagen Pointer (derivado do Ford Escort). Outros carros também marcaram a época como o Ford Verona e Volkswagen Apollo, este o maior fracasso da parceria. Como curiosidade, o Apollo foi o carro Volkswagen produzido durante menos tempo em toda a história da montadora - foram menos de dois anos.
    No início dos anos 90, a criação da Autolatina começou a ser questionada internamente. A equipe da Volkswagen, por exemplo, sentia-se incomodada com perda de mercado para o Uno Mille (que, como único veículo da categoria, era um crescente sucesso de vendas). A empresa queria entrar neste segmento de “populares”, mas a Ford tinha uma estratégia diferente, o que se evidencia pela sua tardia entrada neste mercado com o modelo Ford Ka.
    Da mesma forma, os engenheiros da Volkswagen percebiam que era chegada a hora de remodelar o Volkswagen Gol, mas o pessoal da Ford não concordava com o investimento necessário, pois tinha outras prioridades na linha Escort. Além disto, havia entre o pessoal da Volkswagen a percepção de que seus produtos ganhavam mercado enquanto os da Ford perdiam. O tempo, porém, mostrou que ambas as marcas estavam perdendo terreno para a concorrência, inclusive devido à abertura do mercado e à entrada de novas empresas no setor.A decisão de dissolver a Autolatina e separar as duas empresas foi tomada no final de 1994 e efetivou-se em 1996, ocasião em que os sistemas de informação passaram a ser específicos a cada uma delas. A separação foi mais amigável do que pode parecer à primeira vista: foi uma questão ligada a filosofias e estratégias de negócio, com poucos traços de sentimentos e rancor. Um sinal claro disto foi que os empregados puderam optar pelo seu destino, ou seja, se iriam para a Ford ou para a Volkswagen, independentemente de sua origem. Desta forma, vários ex-funcionários da Ford ficaram na Volkswagen e vice-versa.
    Dentre os problemas a solucionar estavam os produtos que usavam componentes das duas empresas (exemplo: o Escort com motor Volkswagen) e aqueles em que uma das fábricas produzia para a outra (exemplo: o Volkswagen Logus produzido pela Ford com motor Volkswagen). Para solucionar tal dilema, o acordo previa que, por um ano, produtos híbridos seriam mutuamente suportados. Após este período, cada empresa deveria estar capacitada a trabalhar com seus próprios recursos.